Foto: Agência Brasília |
O termo reflorestamento só pode ser utilizado quando a ação é de replantar, ou seja, plantar novamente em um lugar em que já haviam vegetações outrora.
Uma das ações mais comuns do reflorestamento é a arborização, técnica que consiste no plantio de árvores em zonas que não possuíam, há muito tempo, vegetações. Normalmente, esta pratica é feita em grandes centros urbanos, onde não existem mais "áreas verdes".
A arborização, como uma alternativa de reflorestamento, melhora a qualidade do ar, auxiliando no bem-estar da população local, que sofre com a constante poluição das grandes cidades.
As atividades de reflorestamento são primordiais para esse processo de "purificação do ar". Um grande número de árvores e vegetações, através do fenômeno da fotossíntese, ajudam a remover o gás carbônico da atmosfera, libertando mais oxigênio e evitando a intensificação do efeito estufa no planeta.
Reflorestamento no Brasil
No Brasil, o Código Florestal criado a partir do Decreto de Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, determina a legislação responsável pelo florestamento e reflorestamento em território brasileiro, determinando também as medidas punitivas para o descumprimentos das leis vigentes.
A região amazônica, principalmente, é uma das que mais sofrem com os desmatamentos e queimadas criminosas. As ações de reflorestamento dessas zonas são incentivadas por políticas governamentais e ONGs, que tentam conscientizar os empresários e madeireiros da importância do reflorestamento para o meio ambiente.
O Reflorestamento é uma das propostas do candidato a vereador Endy Van-Erven (CONFIRA AQUI).
Imagem: Agência Brasília
Disponível em http://www.significados.com.br/reflorestamento / Acessado em: 02/09/16 – 18h40